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Você realmente entende como funciona o Marketing de Automação?

Um termo pouco usado entre os mercadólogos, mas que gera temor em muitos empresários. Será mesmo que usar o marketing de automação ainda é a melhor estratégia para evoluir o seu negócio?

A Revolução Industrial é um exemplo concreto de Marketing de Automação, mas não havia sido “rotulado” ainda. Grande empresas que trabalham na fabricação de automóveis hoje em dia, desenvolveram estratégias de automação baseadas em máquinas de grande porte e robôs capazes de substituir uma quantia considerável de colaboradores com o objetivo de otimizar investimentos e aumentar a produtividade. Enquanto um grupo de colaboradores trabalhavam apenas 8hs por dia, uma máquina conseguiria substituir a posição daquele grupo e ainda cumprindo uma carga horária de 24hs. Você pode usar o Marketing de Automação de maneira estratégica na sua empresa, mas lembre-se de que é algo que deve ser pensado e testado antes mesmo de você “trocar as engrenagens”.

Estratégia ou Tática?

Vamos, primeiramente, explicar a diferença entre essas duas palavras que são facilmente confundidas dentro de um planejamento de marketing.

A Estratégia visa gerar oportunidades. A Tática se trata de aproveitar essas oportunidades. Podemos dar outro exemplo para ficar mais fácil. Em estratégias você encontrará táticas, mas em táticas não se encontra estratégias. Melhorou?

Então, para que você possa usar ferramentas automáticas de marketing é importante que seja um decisão estratégica. Quando mais informações você tiver, isso pode aumentar a sua taxa de acertividade. Ao operacionalizar a automação, tenha táticas escondidas em baixo da manga. Em algum momento você terá que fazer uma manobra ousada para aumentar seus resultados.

Gestão de Automação para E-mail Marketing

Sem dúvidas uma poderosa ferramenta de relacionamento com o seu público. O E-mail Marketing ainda é responsável por maior parte da taxa de conversão de grandes lojas virtuais, como a Netshoes (45%), Best Buy (52%) e eBay(37%).

Vamos citar o exemplo da Best Buy. Eles disparam mais de 20 milhões de e-mails por dia, trabalhando no usuário que visita pela primeira vez a loja até aquele que fez o cadastro, chegou na etapa final de compra, mas não confirmou o pagamento. Entre esses 20 milhões de e-mails, 12 milhões deles possuem um característica única. O que isso significa?

Simples! Quando você acessar a página daquele produto desejado e logo em seguida, podendo ser em questão de minutos, horas ou dias, você é abordado com um e-mail marketing de produtos relacionados e provavelmente uma oferta irresistível do produto que você havia visitado anteriormente. Essa estratégia é dada justamente pelo sistema de automação dentro da plataforma de e-mail marketing. Se você quer entender melhor como funciona essa poderosa ferramenta de conversão, consulte uma agência especializada no assunto: SDM Agência Digital.

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Mercadólogo, palestrante, gamer, apaixonado por tecnologia, pai do Theo e ex-surfista. Apreciador de café, aventureiro gastrônomico, empreendedor e fundador da Sala do Marketing, profissional em estratégias para inbound marketing. Tem como hobby falar sobre futurismo e a tal da Singularidade.

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