Categorias:  Poltrona da Sala 

Por que investir em loja virtual? Como aumentar minhas vendas? Quais as minhas oportunidades ao implantar um e-commerce?

Batemos um papo com o Bruno Viana da Bleez Agência Digital sobre criação de loja virtual para entender melhor o que é e como funciona essa “nova” forma de comprar e vender. Fizemos algumas perguntas para esclarecer dúvidas que você ainda pode ter e que vão facilitar a criação do seu e-commerce.

Business online shopping and sale concept .

1. O que é E-commerce?
E-commerce, ou comércio eletrônico, é como chamamos tudo que se refere à vendas pela Internet. Seja por um site, facebook, whatsapp.. usou a Internet como um meio para vender, é e-commerce.

2. Por que investir no e-commerce?
O e-commerce é um setor da economia que mais cresce. Até 2015 foi registrado um crescimento de em média 20% ao ano, e em 2016 no auge da crise o setor ainda conseguiu crescer 7% enquanto o varejo offline caiu 10%.
Fora isso as pessoas estão cada vez mais acostumadas a buscar na Internet por um produto antes de decidir comprar e onde comprar. Por causa disso ter uma loja virtual para ser encontrado e servir de um canal cômodo para o cliente pode fazer uma grande diferença no faturamento no fim do mês.

3. Quais as oportunidades e tendências de mercado para os empreendedores que desejam investir em vendas onlines?
Sem dúvidas a maior tendência são os dispositivos móveis. As pessoas fazem buscas a todo momento e em qualquer lugar: deitado na cama antes de dormir, no trânsito, na fila do banco, etc. Ter presença online otimizada para dispositivos móveis já deixou de ser um diferencial e se tornou um item obrigatório.

4. Qual a estrutura necessária para implantação de um E-commerce e quais informações o site deve disponibilizar para os consumidores?
A estrutura vai depender do tamanho da empresa e do tamanho da operação que ela quer montar. Se você é um micro empreendedor que trabalha só, basta alugar uma plataforma (tem algumas com planos gratuitos) e ter seu estoque. Se você já é uma empresa consolidada e quer entrar no e-commerce você vai precisar de uma operação mais complexa, com integrações entre a plataforma e o seu ERP (sistema que controla toda empresa), equipe de marketing e operacional para o despacho das encomendas.

O site deve passar sempre o máximo de informações possível para o visitante decidir realizar sua compra. Lembre-se, na Internet você está à uma aba de distância dos concorrentes, se o visitante sentir um pontinho menos de confiança em você ele escolherá outro. Portanto seja muito claro na hora de descrever o produto, fale do problema que ele resolve, suas vantagens, termos de garantia, forma de pagamento, frete, etc. Quanto mais informação o cliente tiver mais ele vai saber que você é confiável.

5. Como o E-commerce pode gerar mais lucratividade para empresas e empreendedores?
Sempre que um empreendedor pensa em crescer ele quer expandir abrindo uma filial. Porém esta opção não é para todos pois os custos de uma loja física são brutalmente mais altos comparados com os custos de manter uma loja virtual.

O e-commerce gera lucratividade servindo como um novo canal de vendas agregado aos canais offline do cliente e à marca que já está construída.

Para e-commerces 100% online (que não possuem loja física) pode ser um desafio criar uma nova marca, mas a diminuição dos custos operacionais também é um fator atraente. Você não precisa se preocupar em ter um fluxo de caixa de milhares de reais para manter um ponto em uma rua movimentada. Alugue uma plataforma de e-commerce que caiba no seu bolso, tenha um bom produto, comece a fazer anúncios e conquiste os primeiros clientes. Depois, crescer é uma questão de tempo.

6. Ainda há problemas de credibilidade e segurança na visão dos consumidores à respeito do E-commerce?
Com certeza ainda existe, mas bem menos que alguns anos atrás. O ano de 2016 fechou com total de 48 milhões de pessoas fazendo pelo menos 1 compra virtual. Esse é o número que a e-bit conseguiu pegar em sua pesquisa, mas com certeza o número é muito maior.

Referências:
https://bleez.com.br/blog/o-que-e-e-commerce/
https://bleez.com.br/blog/o-que-e-um-site-de-e-commerce/
https://bleez.com.br/blog/5-motivos-para-sua-loja-fisica-ter-uma-loja-virtual-ainda-hoje/

Você também pode gostar

Redatora, Social Media e o que mais der pra misturar escrita e internet. Apaixonada pelo mundo, pelas descobertas e pelas diferenças. Amante das trocas na mesa de bar e ansiosa por novas experiências.

KingHost