Categorias:  Inbound Marketing 

Dentro de um cenário de altíssima competitividade, as estratégias de marketing tendem a ser cada vez mais segmentadas e ousadas. Isso deve-se ao fato do cliente tentar encontrar uma posição diferenciada no mercado, muitas vezes procurando agregar valor ao seu produto ou lançar um serviço de alta segmentação dentro de uma oceano azul. Como saber qual dessas estratégias escolher, Inbound Marketing ou Outbound Marketing?

Primeiramente: O que é Inbound Marketing?

Traduzindo o termo inbound marketing, também conhecido com o marketing de atração. Iniciativas dentro do marketing digital utilizam bastante este tipo de estratégia, por meio de conteúdo ou vídeo. Sempre tentando atingir o topo dos buscadores para quando o cliente digitar o nome do seu produto, garantir que ele apareça em primeiro lugar. Para que você possa entrar em contato ou criar uma afinidade com esse usuário, é trabalhada o pilar de venda da Reciprocidade, muito importante para quem está atrás de montar uma lista de e-mail marketing quente, alto engajamento e penetração. Isso facilita muito ao tentar vender algum tipo de info produto.

Um exemplo simples de anúncios em links patrocinados por meio do Google Adwords:

inbound-marketing-outbound-marketing-sala-do-marketing

Entenda a função do Outbound Marketing

Afinal estratégias de inbound marketing podem ser uma ótima sugestão para que tem um info produto ou trabalha com e-commerce. Mas falando de outro métodos para obter resultado é o que podemos chamar de outbound marketing. Outros canais mais conhecidos como Rádio, Revistas, Jornais, Busdoors, etc, estão dentro deste tipo de estratégia. O formatos utilizados para estes canais se comportam de maneira mais ativa, diferente do inbound marketing que ele espera o lead chegar até ele, neste caso do outbound, o seu produto vai até cliente.

Dúvida! Usar Inbound Marketing ou Outbound Marketing?

Primeiro posso lhe adiantar que não se trata de uma escolha definitiva e sim do objetivo que você deseja. Vamos aos exemplos:

Caso 01: outbound marketing

Em campanhas onde o objetivo traçado junto ao cliente se trata de visibilidade e posicionamento de uma nova marca dentro do mercado, para esta estratégia devemos usar formatos de veículos que tenham um grau de impacto maior, como outdoor. Se você possui um projeto de evento gastronômicos dentro da sua cidade e agora resolveu amplia-lo levando o mesmo formato para outras regiões, o ideal é que você trabalhe com alguma mídia de grande impacto (ex.: Tv, rádio, jornal, etc). Dessa forma você vai estar provando a autoridade do seu evento para as pessoas da nova região que nunca tiveram contato com sua marca.

Caso 02: inbound marketing

Vou aproveitar o mesmo exemplo citado acima. Para estratégia de outbound marketing foi usado Outdoors espalhados pela cidade para divulgar o novo evento, sendo que se você quer garantir o número de inscrições para o mesmo é imprescindível que utilize ações de inbound marketing. Isso pode lhe dar uma certa tranquilidade, reduzindo drasticamente as chances de você não alcançar suas metas.

Em resumo, não se trata de usar um ou outra, o que torna uma campanha poderosa é a ação em conjunto. Se você conseguir integrar ou gerar algum tipo de interação entre estratégias de outbound marketing e inbound marketing essa é uma parte da receita do sucesso para seu negócio. Quer saber mais de como funciona todo esse trabalhe e conhecer mais casos de sucesso que funcionaram em cima dessa estratégia, deixa um comentário que teremos o prazer de compartilhar com você.

Você também pode gostar

Mercadólogo, palestrante, gamer, apaixonado por tecnologia, pai do Theo e ex-surfista. Apreciador de café, aventureiro gastrônomico, empreendedor e fundador da Sala do Marketing, profissional em estratégias para inbound marketing. Tem como hobby falar sobre futurismo e a tal da Singularidade.
KingHost